Consumidores exigentes e antenados já buscam informações na internet e
redes sociais sobre um determinado serviço ou produto antes de efetuar a
compra. De olho nesta tendência, a startup brasileira Opinilhões
acaba de lançar uma página online de compartilhamento de opiniões sobre
os mais diversos bens de consumo. O diferencial do negócio é que ele
recompensa o usuário em dinheiro por sua participação.
Os usuários cadastrados no site www.opinilhoes.com.br
podem detalhar livremente os pontos positivos e negativos do produto ou
até mesmo o serviço oferecido pela empresa. A recompensa é obtida após
avaliação de outros usuários em relação à opinião dele e será paga em
dinheiro, independentemente se sua opinião é positiva ou negativa.
“A decisão de disponibilizar uma quantia para os usuários foi tomada
para incentivar e mostrar a eles o valor da troca de opiniões sobre
consumo”, revela Felipe Ferreira, co-fundador do Opinilhões.
Em março deste ano, o Instituto Data Popular constatou que mais da
metade dos brasileiros pedem a opinião de outros consumidores antes de
comprar. A pesquisa ainda aponta que a internet é a fonte mais
consultada por brasileiros das classes A e B (83,8%) e Emergentes
(74,3%), seguidas pela televisão (40,2% e 41,8%, respectivamente) e
revistas (45,8% e 37,1%).
“Acreditamos que a troca de experiências pode ajudar os consumidores a
decidirem melhor suas próximas compras e também facilita para que as
empresas possam colher as impressões de seus clientes de uma forma
rápida”, diz Ferreira.
Atualmente, o site coleta opiniões em diversas categorias, desde
smartphones até instrumentos musicais. “Nosso serviço está só no começo,
mas pretendemos agregar mais categorias ao site. A categoria de
automóveis é uma das mais requisitadas por nossos usuários”, acrescenta
Ferreira.
Segundo o co-fundador da startup, os gigantes da internet sempre
controlaram o mercado de informações pessoais: Facebook e Google são
grandes exemplos. Mas a tendência é que startups comecem a colocar os
usuários no comando. Até agora, os usuários de internet não foram
beneficiados em dinheiro por postar diariamente na rede seus dados
pessoais, nem opinião. Apenas empresas especializadas em buscar e vender
dados na rede são recompensadas pelo negócio.
Opinilhões
Opinilhões é uma startup brasileira, fundada em 2011, por empresários
de São Paulo e da Bahia. A empresa tem como objetivo facilitar a
compra dos brasileiros que utilizam a internet como fonte de pesquisa. A
inovação é o foco da companhia para que novos serviços e ferramentas
sejam criados para dar total assistência aos consumidores.
Três jovens profissionais (um programador há 15 anos, outro
especialista em internet com passagem em grandes empresas de internet e
e-commerce, um terceiro profissional de marketing) se uniram para criar a
Opinilhões. Após um ano de planejamento, eles acabam de lançar a
startup, onde o usuário que compartilhar sua experiência de compra na
rede será recompensado em dinheiro.
Os co-fundadores trabalham à distância: eles estão em São Paulo, São
Caetano e na Bahia. Tudo é feito pela ferramenta web, como uma forma de
conter custos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário