quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Arquiteto Oscar Niemeyer morre aos 104 anos

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 desta quarta-feira, 5 de dezembro, no Rio de Janeiro aos 104 anos. Com a saúde debilitada, ele estava internado no Hospital Samaritano desde o começo de novembro devido a uma infecção renal. Inicialmente vítima de desidratação, ele também teve problemas nos rins e era submetido a hemodiálise, além de fisioterapia respiratória. Pela manhã, Niemeyer sofreu uma parada cardíaca e sua respiração passou a ser mantida por aparelhos em decorrência de uma infecção respiratória. Somente neste ano, o arquiteto foi internado ao menos três vezes.
Reconhecido mundialmente como um expoente da arquitetura moderna, Niemeyer era o mais famoso arquiteto brasileiro e deixou um legado de grandes obras espalhadas pelo país e em cidades dos EUA, Europa e África.
Na década de 50, foi convidado pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek, para projetar a nova capital do Brasil e foi encarregado de organizar o concurso para escolha do plano-piloto de Brasília. A capital federal coleciona hoje as principais obras-primas do arquiteto. 
Outras obras marcaram sua carreira, como o projeto do edifício Copan, cartão-postal de São Paulo, e o complexo da Pampulha, em Minas Gerais.
Homem de vida pública, Niemeyer sempre apoiou a política esquerdista e mantinha amizade com líderes socialistas, como o cubano Fidel Castro.
Mesmo com a idade avançada, o arquiteto manteve sua rotina de trabalho até 2009, quando ia diariamente ao seu escritório em Copacabana, na capital fluminense. 
Niemeyer foi casado duas vezes e teve apenas uma filha, já falecida. O arquiteto deixa mulher, cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos. Ele completaria 105 anos no próximo dia 15 de dezembro.

2 comentários:

  1. Descanse em paz Oscar Niemeyer , homem comum que durante sua existência demonstrou interesse pelos mais pobres e pela sua família e com o dom que possuía,sendo dono de uma mente sábia por sua genialidade através do pensar pode cria projetar e teve o prazer de ver executado varias obras em concreto armado que antes existiam apenas no seu imaginário.
    Através de curvas rabiscadas em papel ele cosegui modificar uma paisagem natural, onde surgiram varias obras em concreto armado que por séculos resistirão e ficará para várias gerações a certeza de poder ver e contemplar em cada projeto executado uma verdadeira obra de arte.
    Gilvan Costa Capoeiras (PE) 06/12/12

    ResponderExcluir
  2. diplomaçao do prefeito ze teixeira e vice valmir do leite e vereadores de paranatama sera nesta segunda feira 18 de dezembro , as 9:00 horas no forun de garanhuns.

    ResponderExcluir