segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Iterpe entrega títulos a agricultores do Agreste do Estado

O Governo de Pernambuco realiza novas ações da Reforma Agrária e vai beneficiar agricultores familiares do município de Casinhas, no Agreste de Pernambuco. O Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado – Iterpe, da Secretaria de Agricultura de Pernambuco – Sara, vai entregar 47 títulos de posse a trabalhadores rurais do assentamento Antônio Eleutério. 
A solenidade de entrega dos títulos acontece às 9h da próxima terça-feira, dia 26 de fevereiro, na sede da associação de assentados, com as presenças de representantes do Governo do Estado, do Iterpe, do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA e do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural – ProRural, além do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR e de associações e federações rurais. 
De acordo com o diretor-presidente do Iterpe, Getúlio Gondim, a conquista do título vai proporcionar ao pequeno agricultor segurança jurídica e viabilizar o acesso às políticas públicas e sociais, gerando cidadania e qualidade de vida. A titulação permite ao trabalhador rural se cadastrar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que garante aos agricultores a compra, por parte das prefeituras, da produção dos alimentos da agricultura familiar para a merenda das escolas. 
– Sem o título, os trabalhadores não têm acesso a créditos do Governo Federal voltados para o meio rural, como o PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural) e o Crédito Fundiário, para poder investir na própria terra e proporcionar mais geração de renda – disse Gondim, lembrando que a agricultura familiar tem grande importância para a economia, sendo responsável por cerca de 70% da produção de alimentos que chegam à mesa do consumidor. 
O assentamento Antônio Eleutério abriga 52 famílias que vivem da agricultura familiar. Entidade responsável por gerir assentamentos estaduais em Pernambuco, o Iterpe realiza a entrega de títulos como parte dos programas de Reforma Agrária do Estado e do Governo Federal.








Nenhum comentário:

Postar um comentário