quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Enem 2012: site do GLOBO fará correção ao vivo


Os gabaritos oficiais do Exame Nacional de Ensino Médio 2012 (Enem) serão divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na próxima terça-feira (06), mas os 5,7 milhões de candidatos que farão as provas nestes sábado e domingo poderão ter uma ideia de seu desempenho no próprio fim de semana. Nos dois dias, o site do GLOBO (www.oglobo.com.br) promoverá uma correção extraoficial do exame. Tão logo as provas sejam liberadas pelo MEC (às 17h no sábado e às 18h no domingo), professores do Sistema de Ensino GPI e da rede Pensi estarão na sede do jornal resolvendo as 180 questões de múltipla escolha, além da redação.

— Com o gabarito on-line, os alunos têm a oportunidade de conferir imediatamente as questões que acertaram e ver uma referência alternativa ao gabarito oficial do MEC — aponta Fabio Oliveira, diretor de ensino da rede Pensi.
No sábado, cerca de 20 professores de história, geografia, biologia, química e física resolverão as 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No domingo, será a vez de docentes de matemática, língua portuguesa e literatura brasileira, inglês e espanhol responderem as 90 perguntas das provas de Matemática e Linguagens. Um professor de redação também comentará o tema pedido pela banca e produzirá um texto exemplar sobre ele.
O professor César Menezes, diretor executivo do Sistema de Ensino GPI, salienta a importância de se aprender a fazer as questões da prova através de uma correção comentada.
— O aluno tem a oportunidade de dirimir suas dúvidas sobre as questões mais polêmicas e consolidar conhecimentos que lhe servirão para toda vida — destaca Menezes.
Simulados e videoaulas na reta final
A correção do Enem integra um conjunto de iniciativas do GLOBO para ajudar nos estudos de quem sonha com uma vaga no ensino superior. Desde setembro, o site do jornal vem publicando simulados para o Enem 2012, ainda disponíveis no endereço http://oglobo.globo.com/educacao/simulados/. As provas que estão no ar atualmente foram elaboradas por professores do Pensi e do GPI com base nas competências e habilidades cobradas no exame do MEC.
Amanhã, os candidatos que se cadastraram para obter o resultado pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia empregada no Enem pelo MEC, receberão um boletim de desempenho por e-mail. O professor Márcio Cohen, diretor do Sistema de Ensino GPI, destaca que a nota TRI depende do nível de dificuldade das questões que o aluno responde corretamente e do grau de diferenciação dessas questões.
— É comum, por exemplo, candidatos acertando o mesmo número de questões terem escore completamente diferentes.
No outro ambiente interativo lançado pelo GLOBO, os estudantes têm acesso a videoaulas preparadas por professores do Colégio e Curso _A_Z. No conteúdo multimídia, eles explicam a resolução das principais questões da última edição do Enem. Divididas nas quatro áreas cobradas no exame, além da Redação, as videoaulas entram no ar em http://oglobo.globo.com/infograficos/enem-video-aulas/ até sexta-feira. Já estão disponíveis 35 videoaulas.
Hoje, entra no ar mais uma questão de Ciências da Natureza, explicada pelo professor de química Marcelo Cruz. No ambiente, o estudante pode ver simultaneamente o texto do enunciado e das alternativas, enquanto acompanha a explicação audiovisual. Para tornar o aprendizado mais agradável, os vídeos são ilustrados com fotos e reportagens do GLOBO, remetendo às questões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário