quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


Paranatama é um município brasileiro do estado de Pernambuco. O município é composto pelo distrito-sede e pelos povoados de Brejo Velho e Campo Sujo.

História

O nome do município provém dos índios Itacoatiara, primitivos habitantes da região. Antigo distrito de Garanhuns, Paranatama inicialmente era chamada de Serrinha, devido à serra do Catimbau. Ao ser elevada à condição de vila pelo decreto-lei nº 92, de 31 de março de 1938, passou a ser denominada Itacoatiara. Em 1943, teve seu nome trocado para Paranatama. Tornou-se município autônomo em 20 de dezembro de 1963 e sua instalação deu-se em 4 de fevereiro de 1964. Segundo Roberto Harrop Galvão, o nome paranatama foi uma invenção do tupi, e quer dizer região dos rios (paraná: rio + retama: terra, lugar).Em 1932, a cidade foi sede de uma batalha entre os moradores e o grupo de cangaceiros de Lampião, Maria bonita saiu baleada e Lampião foi derrotado.

[editar]Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º55'15" sul e a uma longitude 36º39'29" oeste, estando a uma altitude de 879 metros. Sua população estimada em 2004 era de 9.801 habitantes.
Possui uma área de 272,79 km².
O município está inserido no Planalto da Borborema, com relevo suave e ondulado.
A vegetação é composta por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, próprias das áreas agrestes.
Paranatama encontra-se localizado nos domínios da bacia hidrográfica do rio Ipanema e do Grupo de Bacias de Pequenos Rios Interiores e tem como principais tributários são os riachos da Brava, do Limitão, Seco, Riachão, do Exu, das Lajes e Baixo do Mocó, todos de regime intermitente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário